Aproximadamente 200 caixões caíram no mar após o deslizamento de terra no cemitério na Itália
Imagem: Reprodução/Facebook/Regione Liguria
Um deslizamento de terra na comuna de Camogli, em Gênova, na Itália, fez com que centenas de caixões caíssem no mar na segunda-feira 22/02. O cemitério de Camogli, construído há mais de 100 anos, fica localizado em uma área de falésias rochosas à beira mar. A estimativa é que 200 caixões tenham caído no mar com o deslizamento, mas, até a manhã de ontem, somente 13 cadáveres foram recuperados e cinco identificados, informou o site local La Repubblica.
sco Olivari, prefeito de Camogli, nomeou a situação como uma “catástrofe inimaginável”. Segundo o prefeito, os caixões e cadáveres recuperados estão guardados “em estrutura segura no cemitério central” e explicou que tendas foram montadas pela secretaria de proteção civil para abrigar os restos mortais encontrados no mar.
No sábado 20/02, uma obra de manutenção realizada ao longo da área foi interrompida após trabalhadores notarem rachaduras nas rochas. “Estávamos trabalhando em uma parte da costa rochosa — era perto da área que caiu.
Vimos alguns sinais de fissuras. Decidimos fechar o cemitério”, disse Olivari à CNN na segunda-feira 20/02. Após a paralisação das obras, funcionários do escritório de proteção civil foram chamados para avaliar a situação do terreno. Agora, geólogos do departamento estão usando drones para entender a dimensão do caso e analisar se há perigo de outro deslizamento.
“Este tipo de colapso que aconteceu é muito difícil de detectar ou prever. Esta área está sujeita a este tipo de colapso — é muito frágil”, explicou o prefeito. Giacomo Giampedrone, assessor da secretaria de proteção civil local, disse à CNN Internacional que o resgate dos outros caixões “dependerá do mar nos próximos dias”. Ele ainda informou que a autoridade portuária local bloqueou o o a região costeira do cemitério na noite de segunda-feira
Barcos da Guarda Costeira, um helicóptero, bombeiros e mergulhadores compareceram ao local, a fim de recuperar os restos mortais atirados no mar ou que acabaram sendo soterrados. Apesar da procura das famílias, os socorristas destacam que a missão é complicada e será necessário dias até que a recuperação dos corpos seja concluída.
Primeiro, precisaremos demolir os nichos que ainda estão em risco no costão, com a transferência das sepulturas. Ao mesmo tempo, trabalharemos com um pontão marítimo. É uma situação extremamente complexa porque a falésia é ainda perigosa, e não podemos colocar em perigo os operadores – informou o assessor da Defesa Civil da região da Ligúria, Giacomo Giampedrone, em coletiva de imprensa.
Depois de uma nova inspeção no local, ontem, as autoridades locais explicaram que os mergulhadores do corpo de bombeiros continuarão o trabalho de recuperação dos caixões e cadáveres. O Ministério Público de Gênova abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do deslizamento de terra.
Um vídeo foi gravado no momento do desabamento. Veja em matéria da Band Jornalismo
Nas últimas horas, ocorreram dois acidentes que envolveram caminhões e veículos funerários em estradas diferentes das áreas Central e Metropolitana de MG.
Na madrugada desta terça-feira 20/5 um caminhão que transportava palha de arroz tombou e colidiu com um veículo funerário na BR-381, perto do distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois indivíduos sofreram ferimentos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois ocupantes do veículo receberam atendimento médico, um com ferimentos leves e o outro em situação grave. As vítimas foram atendidas por um veículo particular de emergência e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
E o segundo caso
Em Sete Lagoas, na BR-040, um caminhão carregado de madeira, que se dirigia ao Distrito Federal, cruzou o canteiro central e colidiu com um veículo funerário que se dirigia a Belo Horizonte.
O motorista da carreta teve ferimentos leves, enquanto o motorista do carro funerário precisou ser levado ao hospital devido a um acidente que o deixou preso nas ferragens. No Momento do acidente o carro funerário não estava transportando nenhum cadáver.
As informações sobre os envolvidos no acidente ainda não foram disponibilizados até o fechamento da matéria. Ainda não obtivemos mais informações dos quadros clínicos dos motoristas.
Prepare-se para uma experiência transformadora! Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, Campinas se tornará o centro do setor funerário no Brasil, acolhendo a EXPONAF 2025, a maior conferência do setor na América Latina.
A EXPONAF 2025 será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, segunda maior região metropolitana do estado de São Paulo.
O centro de eventos está próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e das principais rodovias do país. Fica anexo a um dos maiores shopping centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, com a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.
Jornalista (USP), instrutora de mindfulness (UNIFESP) e coach executivo. Criadora do programa Você Mais Centrado e do podcast Autoconsciente, premiado pelo iBest (2020).
Palestra sobre Saúde Mental
13h ABERTURA DO EVENTO
Ricardo Ventura
Psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa, é criador do protocolo V.E.N.T.U.R.A e do canal Não Minta Pra Mim, no Youtube.
Palestra sobre atendimento ao Cliente
13:30h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
16h PALESTRA
Eduardo Tevah
Palestrante, empresário e escritor especializado em liderança, vendas e gestão. Autor de cinco livros e consultor de grandes empresas, já capacitou milhares de profissionais no Brasil e no exterior.
Palestra sobre A Era da Construção ao Cliente
19h ENCERRAMENTO
DIA 2 – QUINTA – DIA 22
09h PALESTRA
Luis Rasquilha
CEO do Ecossistema Inova TrendsInnovation, professor, colunista e autor de 25 livros sobre gestão e inovação. Especialista em tendências e estratégia, tem experiência global em nove países.
Palestra sobre Tendências do Futuro
10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
11h PALESTRA
Renata Barcelos
Professora e pesquisadora nas áreas de inovação, ambidestria e pensamento sistêmico. Fundadora da Inovagencia, compartilha suas pesquisas e ideias em plataformas como o Medium.
Palestra sobre Transformação Digital
13h PALESTRA
Dalton Sardenberg
professor da Fundação Dom Cabral, especializado em Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Empresas Familiares. Doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham.
Palestra sobre Governança Corporativa
16h PALESTRA
Gustavo Donato
professor e pesquisador no Centro Universitário FEI, com expertise em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela FEI.
Palestra sobre Inovação Corporativa
19h ENCERRAMENTO
DIA 3 – SEXTA – DIA 23
09h PALESTRA
Adriano Salviato
especialista em governança corporativa, fusões e aquisições, reestruturações financeiras e mercado de capitais. Presidente e fundador da consultoria FARMLY, diretor na UTZ Soluções.
Palestra sobre Sucessão Familiar
10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
11h PALESTRA
Erika bellon
especialista em neurociência aplicada ao desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 35 anos de experiência. fundadora da Erica Belon Academy
Palestra sobre Neurociência na Gestão Empresarial
3h RODA DE DEBATE
serviços aos pets de estimação
Debate sobre tendências para o atendimento e serviços aos pets de estimação
16h PALESTRA
Monja Coen
monja budista brasileira, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Ordenada no Japão, ela é conhecida por seus ensinamentos sobre meditação, ética e filosofia budista
Na manhã de quarta-feira 14/05, uma urna contendo o corpo de um homem caiu de um veículo funerário em movimento, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul de Manaus. O episódio foi documentado por populares, que auxiliaram na recolocação da urna no carro. As imagens ganharam repercussão nas mídias sociais.
Veja o vídeo abaixo.
Em um comunicado, a funerária Santíssima Trindade, encarregada do transporte, expressou pesar pelo incidente e declarou que o carro se envolveu em um acidente o que prejudicou a estrutura do veiculo, resultando na queda da urna.
Os responsáveis pela empresa funerária pediu desculpas à família e à comunidade, e anunciou que está implementando ações para investigar o incidente, intensificar os procedimentos de segurança e fornecer assistência aos afetados.
“A direção da Funerária Santíssima Trindade manifesta profundo pesar e esclarece que se trata de um fato isolado, que não condiz com os princípios de respeito, dignidade e responsabilidade que norteiam os nossos serviços”, diz a nota.