Sua funerária possui um local fixo para atendimento, mas não está dentro do marketing digital? Sabia que isso pode trazer muito diferencial para o seu negócio e alavancar ainda mais suas vendas e comunicação com seu cliente ou potencial cliente? O marketing digital é super importante para que sua funerária cresça e ganhe espaço na vida de pessoas que precisam dos seus serviços. Que tal dar uma lida em algumas dicas desse meio que farão você impulsionar suas vendas?
1- Site
Para que o marketing digital tenha efeitos positivos na sua empresa, é essencial que o site seja responsivo (disponível para visualização em celulares e tablets de forma ível) e rápido. Parece algo muito simples e sem importância, mas para quem navega na internet, tempo é tudo. Se seu cliente precisa esperar 10 minutos para uma página carregar com informações que ele procura, há muitas chances de você não concluir a venda. Porque ele não tem facilidade de o, e dependendo da situação, precisa do seu serviço/produto de forma rápida. Priorize esses fatores!
2- Logotipo
Sabe o símbolo do Mc Donalds que você reconhece em qualquer lugar do mundo? Que tal criar algo assim para sua funerária? Além de trazer um ar mais profissional para seu negócio, torna sua funerária mais visível e marcante, já que ao ver aquela marca, a pessoa já sabe a quem se refere, e do que se trata. Para sair do óbvio, saiba combinar cores, significados implícitos e de fácil entendimento.
3- e autoridade
Não adianta ter os dois quesitos acima, se não houver essa posição de autoridade no assunto. Saiba tirar dúvidas, ouvir seu cliente. Se ele não sabe o que são jazigos, crie um post no blog do seu site sobre isso, e explique com todos os detalhes e observações possíveis, para que ele se sinta confortado e crie um laço de confiança com sua funerária. Esse tipo de conteúdo pode te auxiliar a vender mais, já que o seu cliente pode perceber que não sabe de tudo, e vai adentrando nos demais conteúdos que você tiver. Caso ele queira fechar algo com sua funerária, saberá que não está sendo enganado e irá recomendar seus serviços ou até seus conteúdos para alguém próximo que consequentemente pode se interessar e realizar alguma compra. Entende como esse processo se amplia e sua marca começa a ser reconhecida automaticamente?
4- Criatividade
Sim! Esse item é para que você tenha um diferencial bem ousado. Sabe aquelas datas comemorativas que todos adoram como Dia dos Pais, Dia dos Namorados? Que tal criar uma campanha nessas datas que sejam leves e que encante seu público?
O canal Morri, maso bem é um exemplo de como a criatividade pode ser utilizada para trazer um tom diferente nesses assuntos relacionados à morte. É um conteúdo criado pelo Cemitério Jardim da Ressurreição. Confira, pode te auxiliar a criar uma linguagem interessante e diferente para sua funerária.
5- E-commerce
Além de todos esses tópicos, o e-commerce garante que você tenha mais faturamento. O fato de usar o marketing digital te abre o campo para lidar com novas pessoas que irão ser clientes. Com e-commerce as chances da maioria delas se tornarem fiéis aos seus serviços aumenta, já que há uma facilidade maior de estar analisando preços, entender melhor os produtos oferecidos e contar com o e da sua funerária na palma das mãos.
6- Depoimentos
Colocar no seu site o que os clientes acharam dos seus serviços é primordial. Sua reputação ganha ainda mais valor e o consumidor vai entender que sua funerária realmente é séria. Assim, o público que a o seu site se sente mais tranquilo e disposto a fechar algum plano funerário, serviço, ou até tirar eventuais dúvidas que possam surgir ao navegar pelo conteúdo que você disponibilizou.
7- Anúncios no Google
Essa opção deixa sua funerária em uma posição melhor no Google. Tem maior visibilidade e seu negócio físico pode ser beneficiado, já que é possível que o cliente veja a distância do local em que ele está em relação a funerária, junto aos dados que você desejou fornecer no seu anúncio.
8- Whatsapp Business
A grande maioria das pessoas clica nesse aplicativo pelo menos duas vezes ao dia! Então, está aí uma grande chance de ficar mais presente na vida do seu cliente, e disponível para tirar dúvidas, resolver problemas, e até vender. SIM! Você pode realizar vendas também pelo Whatsapp divulgando serviços e produtos no status, se colocando à disposição e respondendo rápido as pessoas que se interessam. É uma ferramenta que facilita sua comunicação e possui formas de automação para tornar seu atendimento mais eficiente.
9- Instagram
Hoje é um local onde existem muitos usuários e pode ser uma alternativa interessante buscar interação por lá! Veja alguns exemplos de funerárias: Funerária Lagos e Funerária Santa Izabel . As duas possuem linguagens diferentes, mas um objetivo em comum: vender. Uma traz um teor mais cômico e a outra lida de maneira mais formal. Mas ambas estão presentes e postando com frequência. Isso aumenta o engajamento e a chance de conseguir clientes aumenta.
O fato é que sua funerária tem muita opção nesse mercado digital. O marketing digital acaba sendo um pilar para você se apoiar e desbravar todo esse universo da internet. Como sempre há transformações nesse meio, não existe uma certeza de que vai ser sempre assim, de que as opções de vendas serão apenas essas. Estamos crescendo muito e você que possui funerária não pode ficar de fora. Caso não saiba por onde começar, e esteja perdido, pense de início no e-commerce. Porque o Instagram, Facebook, podem não existir daqui a 5 anos, por exemplo, mas seu site, com seu e-commerce, é como uma terra segura e fixa que você tem nas mãos. Então, é um investimento seu, e por ser seu, há chances enormes de ter resultado a longo prazo.
Portanto, esteja atento às dicas de marketing digital, e na sua concorrência. Ser flexível e inovar não é para todos, mas você está disposto a se arriscar e alcançar novas conquistas na sua empresa funerária? Pense nisso!
Aproveite para conhecer o E-Commerce Funerário e seja a primeira funerária, cemitério ou crematório com loja na internet.