Em um mundo globalizado onde a tecnologia já chegou em inúmeros setores, agora chegou a vez dos cemitérios oferecerem tecnologia e o a internet de graça.
Com a chegada dos QR-Codes nos jazigos, alarme contra roubo de bronze, cadastro de mortos on-line, agora é a vez dos visitantes terem o a todas essas informações pela internet de graça para consultar todas as biografias dos falecidos que quiserem.
Rússia nunca nos desaponta! A nova moda agora será a instalação de sinal de WiFi em todos os cemitérios públicos da capital do país, Moscou. A tendência tecnológica não é algo tão recente: em 2014, a cidade foi uma das primeiras do mundo a disponibilizar o sinal de internet de forma gratuita para todos os ageiros de metrô.
Os três primeiros cemitérios a fazerem parte do novo plano de integração virtual são os maiores da capital russa: Vagankovo, Troyekurovo e Novodevichy – este último é um dos mais antigos de Moscou. A novidade deve estar em funcionamento já no começo de 2016!
Se a ideia soa um pouco mórbida, lembre-se que estamos falando da Rússia. Ou seja: a coisa toda pode ser ainda mais estranha do que parece… Se você pensa que o público-alvo é aquele que frequenta parques e cybercafés para “roubar” o sinal de internet, saiba que não é bem a isso que as autoridades estão visando.
A ideia é que os transeuntes possam ar informações sobre os falecidos enquanto ainda estiverem no cemitério! Em Vagankovo e Novodevichy, já existe até esquema de eio turístico para conhecer as personalidades que estão no descanso eterno por ali. O ex-presidente russo Boris Yeltsin e os escritores Nikolai Gogol e Anton Tchekov estão no Novodevichy, por exemplo.
“Esses cemitérios são como museus ao ar livre. Muitas vezes as pessoas vêm, ficam em pé na frente de um túmulo e querem saber mais sobre a pessoa repousando ali”, explicou Lilya Lvovskaya, porta-voz da agência que istra os cemitérios de Moscou