Ligue-se a nós

Noticias

Como é tratado a morte nos Sul da África

Publicação

no

Preparativos de muito luxo antes e após o sepultamento 

Na África do Sul, quando alguém morre, as pessoas visitam frequentemente a família enlutada cerca de uma semana e algumas comemorações acontecem principalmente nesse período à noite.

Os visitantes são recebidos com uma variedade de biscoitos, tortas, café, chá e outras bebidas que são tudo menos baratas.

Banquetes, festas, roupas caras e extravagância na escolha do caixão fazem parte da cultura do país e, segundo pesquisa realizada em 2004, o cidadão africano ava mais tempo participando de velórios do que de casamentos, e os resultados permanecem como cultura desse povo.

Tanto tempo e custo podem ser explicados pelos longos rituais da sociedade local, desde o nascimento até a morte.

Só por essas guloseimas, a conta pode chegar a centenas ou até milhares de dólares, dependendo do tamanho do círculo social do falecido.

Na véspera do funeral, o grande dia, costuma-se fazer uma vigília na casa do falecido. Além de alimentos e bebidas, as famílias têm de alugar mesas e cadeiras para receber pessoas que conhecem, aumentando ainda mais as despesas funerárias.

Os gastos com a morte podem ser astronômicos

Molefi Kupane, proprietário de uma funerária em Joanesburgo, disse que organiza até 40 velórios por semana.

Embora os funerais impulsionem o seu negócio, ele acredita que os sul-africanos deveriam gastar menos em cerimónias.

Koupane disse ter visto pessoas gastarem todas as suas poupanças em funerais, especialmente em caixões luxuosos, alguns feitos de materiais nobres como carvalho ou castanheiro.

Kupane disse que tentou persuadir os clientes da empobrecida comunidade do Soweto a gastar menos em cerimónias, mas nem sempre teve sucesso.

“Espero que um dia as pessoas possam utilizar os recursos de que dispõem para realizar funerais”, disse Kupane, que muitas vezes não cobra pelos funerais que organiza porque os níveis de pobreza continuam extremamente elevados na África do Sul pós-apartheid.

No dia do Sepultamento

No dia do funeral é habitual as pessoas alugarem carros e comparecerem ao cortejo, acompanhadas de amigos e familiares que não poupam em roupas de grife e óculos de sol.

Já se foi o tempo em que o preto dava o tom do luto. Na África do Sul, as roupas são coloridas até no dia do enterro.

No entanto, a cerimônia ainda não terminou quando o padre ou sacerdote pronuncia as palavras finais antes do enterro do caixão.

A comitiva segue então para a casa dos falecidos, onde são recebidos com uma esplêndida festa.

Há também uma seção chamada “Depois das Lágrimas”. As bebidas são distribuídas como uma premiação, e a música e a dança são imperdíveis. Tudo é feito para que o falecido tenha pelo menos uma despedida satisfatória.

 

Loading

Clique e para ler tudo

Fatalidades

Dois acidentes com carros funerários foram registrados nas ultimas 24 horas MG

Publicação

no

Duas fatalidades envolvendo carros funerários

Nas últimas horas, ocorreram dois acidentes que envolveram caminhões e veículos funerários em estradas diferentes das áreas Central e Metropolitana de MG.

Na madrugada desta terça-feira 20/5 um caminhão que transportava palha de arroz tombou e colidiu com um veículo funerário na BR-381, perto do distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois indivíduos sofreram ferimentos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois ocupantes do veículo receberam atendimento médico, um com ferimentos leves e o outro em situação grave. As vítimas foram atendidas por um veículo particular de emergência e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

E o segundo caso

Em Sete Lagoas, na BR-040, um caminhão carregado de madeira, que se dirigia ao Distrito Federal, cruzou o canteiro central e colidiu com um veículo funerário que se dirigia a Belo Horizonte.

O motorista da carreta teve ferimentos leves, enquanto o motorista do carro funerário precisou ser levado ao hospital devido a um acidente que o deixou preso nas ferragens. No Momento do acidente o carro funerário não estava transportando nenhum cadáver.

 

As informações sobre os envolvidos no acidente ainda não foram disponibilizados até o fechamento da matéria. Ainda não obtivemos mais informações dos quadros clínicos dos motoristas.

Loading

Clique e para ler tudo

Eventos

A mais esperada e maior feira do setor funerário chegou !

Publicação

no

Prepare-se para uma experiência transformadora! Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, Campinas se tornará o centro do setor funerário no Brasil, acolhendo a EXPONAF 2025, a maior conferência do setor na América Latina.

A EXPONAF 2025 será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, segunda maior região metropolitana do estado de São Paulo.

O centro de eventos está próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e das principais rodovias do país. Fica anexo a um dos maiores shopping centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, com a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping)
Campinas / SP – CEP: 13087-901


+100 EMPRESAS ESTARÃO EXPONDO

+ 30 HORAS DE PALESTRAS NOS 3 DIAS

Programação das palestras

DIA 1 – QUARTA – DIA 21

10h CONTEÚDO EXCLUSIVO

Regina Gianetti

Jornalista (USP), instrutora de mindfulness (UNIFESP) e coach executivo. Criadora do programa Você Mais Centrado e do podcast Autoconsciente, premiado pelo iBest (2020).

Palestra sobre Saúde Mental

13h ABERTURA DO EVENTO

Ricardo Ventura

Psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa, é criador do protocolo V.E.N.T.U.R.A e do canal Não Minta Pra Mim, no Youtube.

Palestra sobre atendimento ao Cliente

13:30h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


16h PALESTRA

Eduardo Tevah

Palestrante, empresário e escritor especializado em liderança, vendas e gestão. Autor de cinco livros e consultor de grandes empresas, já capacitou milhares de profissionais no Brasil e no exterior.

Palestra sobre A Era da Construção ao Cliente

19h ENCERRAMENTO


DIA 2 – QUINTA – DIA 22

09h PALESTRA

Luis Rasquilha

CEO do Ecossistema Inova TrendsInnovation, professor, colunista e autor de 25 livros sobre gestão e inovação. Especialista em tendências e estratégia, tem experiência global em nove países.

Palestra sobre Tendências do Futuro

10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


11h PALESTRA

Renata Barcelos

Professora e pesquisadora nas áreas de inovação, ambidestria e pensamento sistêmico. Fundadora da Inovagencia, compartilha suas pesquisas e ideias em plataformas como o Medium.

Palestra sobre Transformação Digital


13h PALESTRA

Dalton Sardenberg

professor da Fundação Dom Cabral, especializado em Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Empresas Familiares. Doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham.

Palestra sobre Governança Corporativa


16h PALESTRA

Gustavo Donato

professor e pesquisador no Centro Universitário FEI, com expertise em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela FEI.

Palestra sobre Inovação Corporativa

19h ENCERRAMENTO


DIA 3 – SEXTA – DIA 23

09h PALESTRA

Adriano Salviato

especialista em governança corporativa, fusões e aquisições, reestruturações financeiras e mercado de capitais. Presidente e fundador da consultoria FARMLY, diretor na UTZ Soluções.

Palestra sobre Sucessão Familiar

10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


11h PALESTRA

Erika bellon

especialista em neurociência aplicada ao desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 35 anos de experiência. fundadora da Erica Belon Academy

Palestra sobre Neurociência na Gestão Empresarial


 

 

3h RODA DE DEBATE

serviços aos pets de estimação

Debate sobre tendências para o atendimento e serviços aos pets de estimação


 

16h PALESTRA

Monja Coen

monja budista brasileira, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Ordenada no Japão, ela é conhecida por seus ensinamentos sobre meditação, ética e filosofia budista

Palestra sobre Espiritualidade no Luto

19h ENCERRAMENTO


 

Loading

Clique e para ler tudo

Noticias

Urna funerária com o cadáver cai de carro funerário em movimento em Manaus

Publicação

no

Na manhã de quarta-feira 14/05, uma urna contendo o corpo de um homem caiu de um veículo funerário em movimento, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul de Manaus. O episódio foi documentado por populares, que auxiliaram na recolocação da urna no carro. As imagens ganharam repercussão nas mídias sociais.

Veja o vídeo abaixo.

Em um comunicado, a funerária Santíssima Trindade, encarregada do transporte, expressou pesar pelo incidente e declarou que o carro se envolveu em um acidente o que prejudicou a estrutura do veiculo, resultando na queda da urna.

Os responsáveis pela empresa  funerária pediu desculpas à família e à comunidade, e anunciou que está implementando ações para investigar o incidente, intensificar os procedimentos de segurança e fornecer assistência aos afetados.

“A direção da Funerária Santíssima Trindade manifesta profundo pesar e esclarece que se trata de um fato isolado, que não condiz com os princípios de respeito, dignidade e responsabilidade que norteiam os nossos serviços”, diz a nota.

Loading

Clique e para ler tudo

Promoção

Anuncie Aqui !!!

Nossa Loja

Ataude Artigos Funerários

Entre em nosso grupo

Recomendados

Anuncie Aqui !!!

newsletter whatsapp

+ Mais lidas