Ligue-se a nós

Noticias

Competição de cremação de mortos

Publicação

no

Aconteceu o concurso para eleger o melhor cremador de mortos

Competição inédita de cremação de mortos na China

Nunca houve uma competição neste sentido na China, e isso despertou alguns dos pontos centrais da cultura chinesa. Apesar do crescente número de cremações, o embate entre as crenças tradicionais chinesas e o incentivo do governo já surtem efeitos práticos na sociedade. Foram mais de 50 pessoas competindo pelo título.

Preocupado com o espaço para cemitérios o governo quer estimular também o orgulho pela profissão muito similar à de coveiro.

10

Na china metade dos mais de 10 milhões de chineses mortos anualmente já é cremada, mas o enterro em covas de cemitério ainda é considerado a forma mais tradicional de lidar com cadáveres.

Participaram também do concurso outros profissionais ligados a prestações de serviços, como cuidadores de idosos, os vencedores receberão uma medalha no dia 1º de maio.

Os três melhores colocados trabalham no famoso cemitério de BabaoshanNa competição dos cremadores, os três melhores colocados trabalham no famoso cemitério de Babaoshan, em Pequim, e o quarto vem da cidade de Nanchang.

Num país onde homenagear os ancestrais é parte central da cultura, a cremação já foi considerada tabu e desrespeito, mas vem crescentemente ganhando adeptos, sobretudo após algumas províncias tornarem a prática obrigatória por lei.

A imprensa estatal chinesa não deu muitos detalhes sobre o concurso, limitando-se a dizer que os competidores deveriam demonstrar “habilidades operacionais técnicas” e fazer um exame de conhecimentos sobre a profissão.

A experiência foi realizada em 2015 e  deve voltar a acontecer após 5 anos. No entanto para 2020 provavelmente teremos outro evento dessa natureza.

Como é trabalhar como cremador na China

Muitos relatam longos expedientes e problemas de saúde por trabalhar o dia todo em salas que podem chegar a 50º C de temperatura, além de lidar com fornos crematórios que podem atingir 600º C.

“Geralmente trabalhamos de dez a 12 horas em cada turno. Quando há um pico na carga de trabalho, podemos processar cerca de 250 a 260 cadáveres por dia, sem nem saber quando vamos para casa”, diz Liu Yong, que trabalha num crematório de Xangai.

Já Cao Lianxing diz que um bom cremador precisa ser altamente qualificado. Ao lado de nove colegas, ele lida com mais de 10 mil corpos por ano em seu crematório na província de Jiangsu.

“Os ossos precisam ser queimados completamente, mas devem manter sua pureza branca. Não pode haver fumaça preta. Uma vez que o dia está encerrado, temos que esperar a fornalha esfriar para que possamos limpá-la e evitar qualquer tipo de entupimento”, explica.

O objetivo do concurso

De acordo com o governo chinês, uma das razões seria aumentar a autoestima dos cremadores e criar um sentimento positivo em torno da profissão, diante de uma queda no número de pessoas dispostas a trabalhar na área.

Citando uma falta de compreensão da sociedade e os riscos de lidar com cadáveres, o governo disse em nota que há preconceito em torno da profissão.

O enterro em covas de cemitério ainda é considerado a forma mais tradicional de lidar com os mortos na China, mas o número de crematórios vem crescendo em algumas províncias que tornaram a prática obrigatória por lei.

Apesar do crescente número de cremações, o embate entre as crenças tradicionais chinesas e o incentivo do governo já surtem efeitos práticos na sociedade.

Em março, o jornal China Daily divulgou um aumento nos casos de roubos a túmulos e de suicídios de idosos que queriam ser enterrados antes do incentivo à cremação ganhar cunho oficial.

Em novembro de 2014, dois agentes do governo foram presos após supostamente terem comprado cadáveres de ladrões de túmulos para se adequarem às metas de cremação estipuladas pelo governo.

Fonte: BBC Brasil

mazinha

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras como essas no seu Email e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Fatalidades

    Dois acidentes com carros funerários foram registrados nas ultimas 24 horas MG

    Publicação

    no

    Duas fatalidades envolvendo carros funerários

    Nas últimas horas, ocorreram dois acidentes que envolveram caminhões e veículos funerários em estradas diferentes das áreas Central e Metropolitana de MG.

    Na madrugada desta terça-feira 20/5 um caminhão que transportava palha de arroz tombou e colidiu com um veículo funerário na BR-381, perto do distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois indivíduos sofreram ferimentos.

    Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois ocupantes do veículo receberam atendimento médico, um com ferimentos leves e o outro em situação grave. As vítimas foram atendidas por um veículo particular de emergência e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

    E o segundo caso

    Em Sete Lagoas, na BR-040, um caminhão carregado de madeira, que se dirigia ao Distrito Federal, cruzou o canteiro central e colidiu com um veículo funerário que se dirigia a Belo Horizonte.

    O motorista da carreta teve ferimentos leves, enquanto o motorista do carro funerário precisou ser levado ao hospital devido a um acidente que o deixou preso nas ferragens. No Momento do acidente o carro funerário não estava transportando nenhum cadáver.

     

    As informações sobre os envolvidos no acidente ainda não foram disponibilizados até o fechamento da matéria. Ainda não obtivemos mais informações dos quadros clínicos dos motoristas.

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Eventos

    A mais esperada e maior feira do setor funerário chegou !

    Publicação

    no

    Prepare-se para uma experiência transformadora! Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, Campinas se tornará o centro do setor funerário no Brasil, acolhendo a EXPONAF 2025, a maior conferência do setor na América Latina.

    A EXPONAF 2025 será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, segunda maior região metropolitana do estado de São Paulo.

    O centro de eventos está próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e das principais rodovias do país. Fica anexo a um dos maiores shopping centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, com a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

    Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping)
    Campinas / SP – CEP: 13087-901


    +100 EMPRESAS ESTARÃO EXPONDO

    + 30 HORAS DE PALESTRAS NOS 3 DIAS

    Programação das palestras

    DIA 1 – QUARTA – DIA 21

    10h CONTEÚDO EXCLUSIVO

    Regina Gianetti

    Jornalista (USP), instrutora de mindfulness (UNIFESP) e coach executivo. Criadora do programa Você Mais Centrado e do podcast Autoconsciente, premiado pelo iBest (2020).

    Palestra sobre Saúde Mental

    13h ABERTURA DO EVENTO

    Ricardo Ventura

    Psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa, é criador do protocolo V.E.N.T.U.R.A e do canal Não Minta Pra Mim, no Youtube.

    Palestra sobre atendimento ao Cliente

    13:30h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    16h PALESTRA

    Eduardo Tevah

    Palestrante, empresário e escritor especializado em liderança, vendas e gestão. Autor de cinco livros e consultor de grandes empresas, já capacitou milhares de profissionais no Brasil e no exterior.

    Palestra sobre A Era da Construção ao Cliente

    19h ENCERRAMENTO


    DIA 2 – QUINTA – DIA 22

    09h PALESTRA

    Luis Rasquilha

    CEO do Ecossistema Inova TrendsInnovation, professor, colunista e autor de 25 livros sobre gestão e inovação. Especialista em tendências e estratégia, tem experiência global em nove países.

    Palestra sobre Tendências do Futuro

    10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    11h PALESTRA

    Renata Barcelos

    Professora e pesquisadora nas áreas de inovação, ambidestria e pensamento sistêmico. Fundadora da Inovagencia, compartilha suas pesquisas e ideias em plataformas como o Medium.

    Palestra sobre Transformação Digital


    13h PALESTRA

    Dalton Sardenberg

    professor da Fundação Dom Cabral, especializado em Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Empresas Familiares. Doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham.

    Palestra sobre Governança Corporativa


    16h PALESTRA

    Gustavo Donato

    professor e pesquisador no Centro Universitário FEI, com expertise em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela FEI.

    Palestra sobre Inovação Corporativa

    19h ENCERRAMENTO


    DIA 3 – SEXTA – DIA 23

    09h PALESTRA

    Adriano Salviato

    especialista em governança corporativa, fusões e aquisições, reestruturações financeiras e mercado de capitais. Presidente e fundador da consultoria FARMLY, diretor na UTZ Soluções.

    Palestra sobre Sucessão Familiar

    10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    11h PALESTRA

    Erika bellon

    especialista em neurociência aplicada ao desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 35 anos de experiência. fundadora da Erica Belon Academy

    Palestra sobre Neurociência na Gestão Empresarial


     

     

    3h RODA DE DEBATE

    serviços aos pets de estimação

    Debate sobre tendências para o atendimento e serviços aos pets de estimação


     

    16h PALESTRA

    Monja Coen

    monja budista brasileira, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Ordenada no Japão, ela é conhecida por seus ensinamentos sobre meditação, ética e filosofia budista

    Palestra sobre Espiritualidade no Luto

    19h ENCERRAMENTO


     

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Noticias

    Urna funerária com o cadáver cai de carro funerário em movimento em Manaus

    Publicação

    no

    Na manhã de quarta-feira 14/05, uma urna contendo o corpo de um homem caiu de um veículo funerário em movimento, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul de Manaus. O episódio foi documentado por populares, que auxiliaram na recolocação da urna no carro. As imagens ganharam repercussão nas mídias sociais.

    Veja o vídeo abaixo.

    Em um comunicado, a funerária Santíssima Trindade, encarregada do transporte, expressou pesar pelo incidente e declarou que o carro se envolveu em um acidente o que prejudicou a estrutura do veiculo, resultando na queda da urna.

    Os responsáveis pela empresa  funerária pediu desculpas à família e à comunidade, e anunciou que está implementando ações para investigar o incidente, intensificar os procedimentos de segurança e fornecer assistência aos afetados.

    “A direção da Funerária Santíssima Trindade manifesta profundo pesar e esclarece que se trata de um fato isolado, que não condiz com os princípios de respeito, dignidade e responsabilidade que norteiam os nossos serviços”, diz a nota.

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Promoção

    Anuncie Aqui !!!

    Nossa Loja

    Ataude Artigos Funerários

    Entre em nosso grupo

    Recomendados

    Anuncie Aqui !!!

    newsletter whatsapp

    + Mais lidas